domingo, 26 de fevereiro de 2017

Destaques do título do turno

Não é exagero dizer que o Avaí nadou de braçada no primeiro turno do estadual. Numa competição de tiro curto (nove jogos), o Leão conseguiu ser campeão com uma rodada de antecedência, o que é bem difícil. Veja abaixo alguns números e informaçõx que gostaríamos de destacar nessa campanha.

Defesa sensacional
Ofensivamente, o Avaí não vai mal no estadual. São 13 gols marcados, o segundo melhor ataque da competição (Criciúma tem 15). No entanto, é na retaguarda que o Leão se destaca.

O Avaí sofreu apenas dois gols em oito rodadas, uma incrível média de 0,25 por jogo. Pra se ter uma ideia, a segunda melhor defesa, a do Atlético Tubarão (sim, a do lanterna, vejam só...), sofreu mais que o triplo: sete. Destaque para Alemão, Betão e Kozlinski, que disputaram todas as partidas do início ao fim, sem serem substituídos, e contribuíram muito para a muralha azurra.

Artilheiros e garçons
Não é só a turma de lá de trás que merece aplausos. Na frente, tem gente que fez bonito também. São os casos principalmente de Denílson, artilheiro do estadual com cinco gols, e Rômulo, que fez três gols e deu duas assistências (ambas para Denílson).

Mas não só eles. Quase todos os gols do Avaí saem em jogadas construídas coletivamente. Basta ver que não houve nenhum gol de bola parada direta (falta/pênalti), nem em chutes de fora da área. Quase sempre jogadas trabalhadas que resultam em finalizações dentro da área. Destaque no quesito "garçons" para Diego Jardel e Leandro Silva, autores de três assistências cada.

Paredão em clássicos e "jogos grandes"
O Avaí não sofreu gols contra os quatro maiores adversários. Venceu o Criciúma por 1 a 0, a Chapecoense por 3 a 0 e empatou por 0 a 0 contra Joinville e Figueirense, somando oito pontos nessas brigas de cachorro grande.

Mortal fora de casa
O Avaí não sofreu gols também em nenhum jogo fora de casa e teve longe da Ressacada a mesma campanha que no nosso estádio: três vitórias e um empate. Não tem aquela história de que "passou da ponte, o Avaí não ganha"? Já era.

Sobrando na segunda etapa
Dos 13 gols do Avaí, nove foram marcados no segundo tempo. Parece que a preparação física tá boa, né?

Pouca Marquinhosdependência
Marquinhos é um ícone do clube, líder dentro e fora de campo, sem dúvidas o jogador com maior qualidade técnica no elenco, mas o time deu sinais de que pode sobreviver sem ele. Lembram do segundo melhor ataque, com 13 gols? Pois então: Marquinhos não marcou nem deu passe para nenhum deles.

O Galego foi poupado em dois jogos fora de casa, e o Avaí passou bem por eles. OK, foram partidas contra Almirante Barroso e Atlético Tubarão, que estão nas últimas posições, mas o Leão ganhou bem e produziu bem no ataque, vencendo por 3 a 0 e 2 a 0, respectivamente. Em outro jogo no qual Marquinhos foi poupado, o Avaí fez 2 a 1 na Desportiva pela Copa do Brasil. Derrotas só na Copa da Primeira Liga, competição para a qual, parece, ninguém na Ressacada deu muita bola neste ano.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário